19 de abril de 2018

O MAIOR DOS HERÓIS ( SUPERMAN COMEMORA 80 ANOS)



 

O MAIOR dos heróis completou 80 anos recentemente e deixar de comentar acerca desta imagem, deste ideal único, é inaceitável quando se discute o mundo dos quadrinhos, do entretenimento e de grandes personagens. Afinal, o Superman nada mais é do que a metonímia do "ser herói", o símbolo da paz, o inalcançável e muita das vezes perfeito (ou não). 

Desculpem os fãs da Marvel! Mas é inegável a posição do Super-Homem na primeira posição da IGN, graças a sua repercussão além das revistas indo para rádios, programas e telas, que a produção no mercado de histórias em quadrinhos nunca mais parou de ser investida.

COMO NASCEU O MAIOR HERÓI DOS QUADRINHOS E TELAS DE CINEMA DE TODOS OS TEMPOS?

Estreou na revista Action Comics #1(1938)  onde os leitores puderam acompanhar a primeira aventura do Superman, a edição além de estrar a história do personagem, datou um marco na indústria de produção das HQs americanas.

Jerry Siegel e Joe Shuster(criadores), eram amigos de Colegial em Cleveland e fanáticos por ficção científica, foram os criadores de uma fanzine em 1933 onde no terceiro capítulo aparecia o herói, esta obra ficou conhecida como "O Reino de Superman", foi escrita por Jerry Siegel e ilustrada por Shuster. Nesta obra o Famoso Superman aparece como um vilão, semelhante a Lex Luthor(que por coincidência ou não veio a se tornar o verdadeiro vilão do combatente do crime no futuro).

www.shounengo.com

A dupla então fica fanática pela idéia da criação de uma revista e história onde passam a lapidar o personagem e apostam nas mudanças em suas características, também tornando-o um herói. Eles queriam  para sua obra espaço em tirinhas de jornais ou em tirinhas de revistas já produzidas na época.

Foram então, a diversas distribuidoras de quadrinhos, mas nenhuma aceitou a história de um personagem com super poderes. Um cara que era à prova de balas, tinha uma segunda identidade e vestia um uniforme gritantemente colorido. Sem dúvidas não era a aposta para o momento, o qual se referia a histórias com protagonistas mais realistas...

Depois de muito chão e portas fechadas em sua cara, a dupla que já tinha determinado trabalhar com quadrinhos conseguiu seu primeiro espaço na National Allied Publications que futuramente viria a ser uma das bases da DC Comics, mas não começaram com as tiras da história do Homem de Aço. Ao invés disso esta editora precisa preencher espaços com páginas em branco nas suas revistas, e a dupla ficou encarregada de suprir essa necessecidade com as histórias do Detetive do Sobrenatural Dr. Oculto, e as Aventuras de Slam Blandley. 

Ambos personagens resistem ao tempo e permeiam as histórias do Universo DC, como o caso do DR. Oculto que aparece no vol. 12 da Liga da Justiça Dark (Novos 52)




Com a entrada de um novo sócio grande na empresa, algumas medidas drásticas foram tomadas... Eles queriam cortar os custos pagos pelos direitos autorais de tirinhas famosas dos artistas dos Jornais, e aproveitar os artistas novos ou até mal sucedidos no momento.

Outra característica  fundamental desta mudança de rumo na NAP foi a intenção de criar edições exclusivas para histórias serem contadas por capítulos em uma única revista, sem muito tempo com a gráfica na época e sem um carro chefe, O Homem de aço foi apresentado, e sem muita opção de escolha foi aceito para inicar o volume 1 das novas impressões da empresa.

Mal sabiam eles que haviam cometido AMAIOR CARTADA para o sucesso de todos os tempos quanto a criação de uma história de super heróis...

O SURTO NAS VENDAS

Eles mal entendiam e não acreditavam o que faria aquele formato, do primeiro exemplar, vender mais do que qualquer outra aposta da empresa antes, chegaram a fazer pesquisas para constatar se era mesmo por conta do Super-Homem...
O Grande sucesso fez com que no ano seguinte "Superman" ganhasse nome próprio em sua revista além de também continuar fazendo parte da Action Comics.

primeira capa firts vol superman action comics #1
Action Comics #1



CURIOSIDADE

A dupla de criadores tinha vendido a posse dos direitos autorais do personagem por 130 dólares na troca de um contrato pela produção das histórias do mesmo nas revistas, na mesma época em que o personagem estourava e ganhava programas de rádio, televisão,  séries, propagandas, eventos, cinema e etc... Confuso, mas isso pareceu ser válido para Siegel e Shuster.

Shuster desenha enquanto Siegel olha atentamente e palpita na arte final


APARIÇÕES MARCANTES DO SUPERMAN NA HISTÓRIA.



Segue abaixo os momentos mais marcantes do Super herói mais popular do mundo:

SUPERMAN - GRANDES ASTROS

Superman - Grandes Astros

Conta a história de superman refletindo sobre sua existência, moral, e toda eternidade a desfrutar(o que pode ser um infortúnio). A capa desta edição mostra o herói sentado em uma nuvem olhando para o espectador enquanto Metrópolis está em caos.

SUPERMAN #1
Superman #1 (1939)


Está é a primeira Revista solo das aventuras do Homem de aço, escrita por Siegel e desenhada por Shuster, a capa foi concebida por Leo O'mealia... A curiosidade é que ainda nesta época, o personagem não era capaz de voar, apenas saltar  pelos prédios. kkk

SUPERMAN vs MUHAMMAD ALI

suoerman vs muhammad Ali (1778)


Este foi um especial , o qual Superman enfretava muhammad Ali em 1778, esta capa foi uma das mais marcantes para a saga geral do herói.

Curioso é que está luta passou a ser retida em outras histórias tendo por sua última vez, uma HQ da Arlequina.

THE DEATH OF SUPERMAN - A MORTE DO SUPER- HOMEM

A MORTE DO SUPER HOMEM SHOUNEN GO
DEATH OF SUPERMAN


Com uma decadência nas vendas nas obras das HQs do herói, os editores resolveram matá-lo, para que então houvesse uma chamada de atenção do público... Algo do tipo: "Mataram o Superman! Mas Como".

Sem dúvidas esta também é uma das capas mais icônicas da história do Super-Homem, que teve seu design feito por  Dan Jurgens.

Com esta ideia surgiram muitos roteiristas de várias vertentes que resolveram matar o personagem em várias histórias, mas sim, Superman teve uma morte na linha do tempo canônica da DC Comics. Para depois surgir títulos com, "O que aconteceu com o Superman" e "O retorno do Superman".
Shounen Go shounengo.com

A sua plataforma de mangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário