6 de fevereiro de 2018

Zoro - O maior Supernova


Apesar do título sensacionalista, há um quê de verdade nisso tudo... Zoro, de todos os 11 Supernova (Pior Geração) é o que mais me impressionou até aqui. E, suponho, que pode não ter te impressionado devido a analisa-lo com as neblinas de sua opinião, e não a realidade do que vê. Um exemplo disso são os grandes fãs de Luffy ou Sanji que descartam o espadachim, só por não ser o seu favorito dentro da lendária tripulação dos Mugiwaras. Você é um desses? Então cuidado, vou te PROVAR, segundo o Cânone da obra, a real grandeza de Roronoa Zoro (E não se engane! Nesta birrinha de fãs eu sempre fui Team Sanji, assumido inclusive). 

Vamos aos principais fatos do Mangá acerca de Roronoa (Não será utilizada base do anime, ou seja, Filler é descartado), começando internamente na tripulação Mugiwara e indo para o macro, comparando-o aos demais Supernova, e aos demais espadachins. 

Roronoa Zoro, o combatente da tripulação de Luffy, de 21 anos é um gênio espadachim, bastante precoce. Domina o estilo Ittoryu e Nitoryu (1 e 2 espadas respectivamente), mas opta pelo seu estilo único, poderoso e marcante, o Santoryu (3 Espadas). É o estilo que mais treinou, além de ser sua marca registrada. 

O espadachim de estilo único, no entanto, é extremamente subestimado por fãs da obra, devido a vários motivos. Um exemplo clássico seria a humilhação que sofreu para Mihawk, Olhos de Falcão, beeem no início da obra, ou então a impotência perante os Pacifistas (Antes do Time Skip). Estas e outras marcas registradas de sua trajetória, acabam que ocultando seus grandes feitos do passado recente, e também do início de One Piece. Mas tais feitos, não devem ser esquecidos jamais.


Para evidenciar seu poder e importância eu darei os 3 pontos que distinguem Zoro dos demais no bando: 

  • Dedicação; de longe o combatente é o mais dedicado a seu treino corporal e técnico dentro da tripulação... Uns sequer treinam (A maioria), pelo menos não com um foco que se equipararia a Zoro! Em alguns momentos lembra até os excessos loucos dos treinos de Goku em Dragon Ball (Como a caminho de Namekusei "Saga Freeza" tão bem retratada no anime).
  • Resistência; a segunda maior do bando, por motivos lógicos - Luffy é de borracha. Contudo, permance sendo impressionante ser a segunda maior resistência de um bando onde se tem um esqueleto, um ciborgue, e um mascote peludo que fica gigantesco. 
  • Combate; novamente o segundo do bando, perdendo somente para o Capitão! Mas devemos lembrar que Zoro não possui qualquer Akuma no Mi, é um ser humano "normal", vive de sua dedicação corporal e da aprimoração técnica e mental. E arrisco dizer que num combate 1x1, em casos mais especificos, Zoro seria bem mais útil que Luffy. Obs - Luffy não pode nadar, e possui sérios problemas com lâminas (Apesar do Haki de armamento).
E mais 3 pontos que distinguem ele dos demais grandes espadachins do mundo:
  • Santoryu; como já dito acima, o estilo de 3 espadas, clássico de Roronoa Zoro, proporciona uma vantagem perante inimigos em geral (Afinal, adversários estão acostumados a inimigos de espada única, as vezes dupla... Agora 3!?). Seja espadachim ou não, a técnica utilizada pelo bebum de cabelos verdes é surpreendente, veloz e imprevisível. Seu treino corporal auxilia neste ponto - Quanto mais veloz e forte fica, mais repentino e implacável se demonstra.
  • Treino; duvidaria bastante que outro pirata treinasse tanto quanto Zoro, pelo menos no nicho de piratas samurais. Antes mesmo do Time Skip, no tempo em que não estava dormindo, comendo ou bebendo, o espadachim treinava e treinava exaustivamente... E não somente seu corpo e sua mente, mas sua técnica. Por essas e outras costumo enfatizar: Se Luffy não tivesse a facilidade em evoluir com a Gomu Gomu no mi, não seria Zoro o que mais evoluiu em combate até aqui?
  • Espadas; não por serem três mas por serem as que são. Isto é, as 3 são grandes espadas, principalmente Shuusui adquirida no arco de Thriller Bark (Shichibukai Gekko Moriah). Isso além de intimidar, dá uma perspectiva a mais para o espadachim, afinal, o samurai tem profunda ligação com suas espadas, no anime, não é diferente. As outras duas são Meito e Sandai, também reconhecidas e de antigos grandes espadachins. 


Mas dados esses pontos, onde compreendemos totalmente a importância de Zoro na história e seu real poder?

Acredito que os principais momentos do espadachim são bem diferentes uns dos outros... Em uns a ressalva é evolução, em outros resistência ou determinação propriamente dita.

O encontro com Mihawk, onde é evidenciado sua honra e resistência. A vitória contra Mr.1 na saga de Alabasta, e a superação em Skypie (Uma das minhas sagas preferidas apesar dos haters para com ela). Todo o poder demonstrado na vitória contra a CP9 em Enies Lobby (Apesar do mais temeroso, Rob Lucci, ficar nas mãos de Luffy) e na vitória sobre o lendário samurai Ryuuma em Thrille Bark... Em todos esses casos Zoro demonstrou força, honra, resistência e facilidade em lidar com adversidades. 

Afinal, quem não lembra da antológica cena de Zoro e Bartholomew Kuma, após a derrota de Oars? Ou então após o Time Skip (E o treinamento com o maior samurai do mundo) a habilidade e velocidade demonstrados na ilha dos homens peixe (Mesmo embaixo d'água), e nas sagas seguintes? Zoro talvez tenha evoluido mais que o próprio Luffy durante os 2 anos de treinamento (No tocante a físico e técnica de ataque e defesa - Luffy evoluiu muito no Haki, como é evidente).

Além de todos esses fatores, foi Supernova sem ser Capitão (Sanji também poderia ter sido, concordo... Mas tinha recompensa inferior a 100 milhões). O que é um grande feito. E após o Time Skip com toda certeza pode ser considerado mais forte do que alguns dos capitães presentes no arquipélago de Sabaody (Até mesmo antes do treinamento de 2 anos Zoro já era mais porte em combate direto do que alguns dos Supernova). 

Estes fatos citados acima, todas as derrotas e vitórias, treinamentos e evoluções, fazem do Imediato Roronoa Zoro, um dos maiores espadachins do mundo... E o principal poder evolutivo da tripulação Mugiwara! O que o bebum ainda tem para nos mostrar? Será que algo ainda na saga da Big Mom? Esperemos para novidades em sua força, e desfechos postivos para os Mugiwaras! 

Zoro é sim forte e está num exponencial desde o Time Skip, parem de brigas Sanji x Zoro, Luffy x Zoro ou Chopper x Zoro (kk), apenas aproveitem este grande personagem de Oda! E o primeiro chamado por Luffy...


Brendon Cantuária
CEO and Founder of Shounen Go!
Patrick Gomes shounengo.com

A sua plataforma de mangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário