19 de fevereiro de 2018

Protagonismo - NÃO SEJA UM FÃ CHATO!



Há tal coisa como protagonismo? Há, e nega-lo é negar a existência de autores incompetentes em dar um desfecho válido a seus arcos e história. Mas apontar com "dedo de gesso" protagonismos onde há emoção, reviravoltas ou novidades, é ser definitivamente chato, um FÃ CHATO. E vou explicar o devido porquê. 




Primeiramente, devemos entender que estamos falando acerca de obras ficcionais de estilo mangá, mais diretamente "Shonen" (Mesmo que alguns Seinen - acredite se quiser - sejam acusados de compactuar com a lógica do Protagonismo), ou seja, estamos falando de obras onde os personagens importam mais do que as próprias histórias, além de sabermos que o discurso por trás da mesma, dialoga com quesitos otimistas. Temos como exemplo: amizade, perseverança, união, amor, superação e etc. Contudo, no fim um Shonen que prega de praxe pensamento positivo, união e determinação, deve haver a vitória, ora. Afinal, como atestar que tais sentimentos positivos funcionam, senão com a vitória. Ou vocÊ não sabia que o Naruto se tornaria Hokage e Ichigo derrotaria Aizen? É claro que sabia, mas vocÊ não sabia COMO (Este é o ponto). O início e o fim pode ser clichê, cabe a nós conversar acerca do MEIO. 


Todavia, argumentar contra tal "protagonismo" dizendo coisas do tipo: "Ah, mas o protagonista sempre vence", é estar indo contra a própria lógica do protagonista, por conseguinte, contra a própria lógica do Shonen. E se você faz isso, saiba de antemão, é um fã chato! Deveria procurar obras Seinen onde a dinâmica é diferente da citada... Algo mais adulto, possivelmente mais obscuro. Porém, exigir tal realismo em obras, como bem disse, "pra cima", é não entender nada sobre o que está dizendo. É ser definitivamente o fã do tópico. 


Mas àqueles que não se submetem a argumentos superficiais num tema tão polêmico, direi mais um pouco:

Primeiro Ponto - Mesmo que você entenda que o protagonista tem que vencer, ainda é contra o "protagonismo" por achar que deve ter uma explicação plausível para a vitória do mesmo, certo? Entendo seu ponto, mas ele possui algumas falhas, afinal, estamos no campo das ideais, muita das vezes não palpáveis. Exemplo: E se Atena motivar Seiya no último segundo? Ou a raposa tomar conta de Naruto, Luffy inventar uma transformação nova e repentina, Sakuragi enterrar uma bola difícil? Diria ser impossível ou errado ocorrer? Algumas vezes até seria, mas não num Shonen! 


Segundo Ponto - Caso você admita cenas que sejam controversas até para uma fantasia, e admita que o protagonista deve sempre vencer (NO FINAL), mas ainda sim vê protagonismo em todo lugar, então você é daqueles que mesmo sabendo que ele deve vencer, e sabendo que coisas irreais podem ocorrer, acredita que devem ser atestadas conforme os próprios predicados dispostos na obra, isto é, Kuririn não pode conseguir socar o Bills, tampouco Toriko perder para um animal fraco, de baixo nível de captura... E por aí vai. Bem, aqui está uma parcela dos que adentram mais profundamente nesta discussão, tal argumento é mais embasado nos próprios universos estudados, seja um Shonen ou Seinen. Contudo, não podemos dizer que algo não pode acontecer numa história fantasiosa. Nós nos fazemos acreditar que existe lógica ou limite na visão de um autor Shonen, mas quem estipulou tais barreiras? Você? Bem, se foi você quem as estipulou ao analisar o decorrer da obra e todas as características de cada personagem (Enfim, estipulou após estudar o assunto), ainda sim foi VOCÊ quem estipulou as SUAS "Medidas", e o autor pode muda-las a hora que quiser, inclusive na luta final... Olha Luffy vs Katakuri mostrando isso, ou então o desfecho de Naruto com o duplo Plot Twist, e por aí vai. Pois, no final, não é somente o protagonista que vai vencer, mas o autor que vai dizer como será.




Enfim, entendo todos os argumentos, e todas as indignações em muitos casos, mas a grande maioria é o famoso MIMIMI. Sem dúvida alguma. 

Em um dos primeiros episódios de Boku no Hero, Midoriya diz que o anime é a história de como ele se tornou o herói mais forte... E logo no início de Naruto ou One Piece, os personagens em um breve monólogo, não poderiam dizer que aquela era a história de como eles se tornaram o Hokage da vila e o Rei dos Piratas, respectivamente? Ou você acha que os protagonistas vão perder antes de completar seus objetivos? Sai dessa e aproveita a obra. E se algo tiver muito SURREAL, ou SURPREENDENTE, senta, respira fundo e grita: wooooow; depois volte a ler, pleno.

Bem, é isso. 90% do dito Protamimismo é falso, mas que existe, existe! Reafirmo aqui... Maaaas, não é na proporção que dizem ser! 




Brendon Cantuária, CEO e Fundador da Shounen Go! 
Shounen Go shounengo.com

A sua plataforma de mangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário