25 de fevereiro de 2018

Mangá é ARTE! Queira você ou NÃO!




Recemente um post polêmico acerca da concepção artística de histórias em quadrinho, foi compartilhado por alguns amigos na rede social Facebook, sua origem? Shonen Comics, uma nova plataforma que surge com o viés da inovação e compromisso ao seu lado. Ou pelo menos era isto o que diziam defender.


De primeira ao observar o post, há certo espanto com a frase, afinal, o mestre Tetsuo Hara criou nada mais nada menos que a antológica obra Fist of the North Star (Também conhecido como Hokuto no Ken). 


Devido a tal alarde um dos autores da Shounen Go! foi pesquisar curioso, evidentemente, atrás de como foi dada esta resposta e em qual circunstância se encontrava o autor ao respondê-la. Prestem atenção de como foi conduzido tal ato impróprio, tal equívoco por parte da página que postou. 

Aqui está na íntegra a resposta do mestre que criou Hokuto no Ken (A verdadeira resposta, completa, em contexto e sem omissão ou deturpação): 


A tradução livre que fizemos (Para aqueles que não dominam o inglês seria):

"Na França e na América, os quadrinhos são feitos com cores, e devo dizer que me parece uma forma de arte. Se você visitar esses países, dirão que mangá é arte. Mas não pensamos dessa forma. Esse jeito de pensar é fundamentalmente diferente, pensamos que mangá é puro entretenimento" (Tetsuo Hara)


Evidentemente há alteração explícita no sentido da frase, e esta, promove interpretações equivocadas por parte dos leitores de mangá (Ou Comics em geral), quase como um Fake News. Aliás, tal assunto foi tratado sem o mínimo de desvelo, e é devido não somente a omissão do sentido real da frase que venho escrever este texto, mas pela negligência pérfida e galopante inferida a partir de uma frase como "Mangá não é arte... Mangá não é arte... Mangá não é arte". Isso mesmo autor de quadrinhos, você é um "showman" que não detém nenhuma proeza específica, tampouco dialoga através de vários sentidos para se expressar. Afinal, você, pobre mangaká, pobre ilustrador, pobre PSEUDOARTISTA... Não passa de entretenimento pueril, descartável, "capitalesco" e nada canônico.

Mas isso é uma FALÁCIA! A Go! discorda, eu discordo, e qualquer leitor ou autor minimamente instruido descordaria. Até porque, Arte, pela etimologia, descende do latim Ars - Que significa TÉCNICA. Além de ser caracterizada como expressividade, através de diversos caminhos, de diversas linguagens... Uma pintura, quiçá um texto, uma escultura, uma música, uma dança, um DESENHO


Ou seja, a premissa de que a produção não seria uma arte é puro sofisma, e que inclusive, foi baseado numa interepretação errônea e mal educada de uma frase de um GRANDE artista, que é o Tetsuo Hara. Na verdade, qualquer um que tenha o mínimo de escolaridade e arrumação intracromossomial específica, vai perceber que ele está dizendo algo como: "Os gringos idealizam muito a produção de mangá, pra gente é sem sentido, porque mangá é muito comum. Aliás, o deles que parece arte, é todo colorido". Ou seja, ele explicita que o mangá é tão comum no Japão que não é romantizado, e ainda sim é meio equivocado ao dizer isso, (Vide: Bakuman e tantas outras obras que praticam o Metonímico ato de dizer o mangá através do mangá) contudo, é a opinião do autor, e somente isto... Devemos respeitar e procurar entender e rebater, mas, jamais, DETURPAR como foi feito. 


Enfim, a tradução por parte da Shonen Comics foi errônea, o modo que trataram com total desmazelo tal caso, foi errôneo. O post em si é um erro, é um fake news, e mais ainda, é um ataque a todos aqueles que (Desculpe falar) se FODEM todos os dias para fazer obras incríveis aqui em solo Nacional -apesar dos pesares-, ou até mesmo no Japão, que seja. Arte advém da expressividade através de múltiplos significados e da estética objetiva... Além de treino, treino, muito treino (E talvez um toque de dom). Mas nunca, jamais,... A Arte será baseada numa opinião pouco embasada de uma plataforma que antes de se lançar, já peca, já sangra, já arde em si e por si. 


Mangá é arte, Desenho é arte, Shonen Comics não Só entretenimento ;) - 



CANTUÁRIA, B. CEO e Fundador da Shounen Go!
Shounen Go shounengo.com

A sua plataforma de mangá

2 comentários:

  1. Para mim é arte e entretenimento. Assim como o cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a dança, a música, a literatura e tudo mais. Ser arte não qualifica como um "não entretenimento". Mas chamar algo de "NÃO ARTE" é categorizar como pífio, inferior. - Brendon Cantuária

      Excluir