18 de fevereiro de 2018

Disputa entre pai e filho! Qual melhor estrategista?




Ao longo do tempo a humanidade presenciou a criação de uma rivalidade natural, a disputa entre o mestre e o aprendiz. Este tipo de rivalidade se acentuou quando os criadores decidiram envolver laços mais fortes, como o laço entre pai e filho, como em Dragon Ball, que no caso não era algo explícito mas existia, muito pelo hype criado pelos fãs, na relação entre Goku e Gohan, após Gohan atingir a forma super saiyajin 2 superando assim seu pai, Goku.


No mangá Naruto vimos diversas vezes rivalidades sendo criadas entre mestre e aprendiz, como as clássicas Naruto x Jiraya, Sasuke VS Orochimaru, entre outras. Mas uma pouco explícita e que incita bastante debate é a duvida entre qual shiboni da folha é mais inteligente (em termos estratégicos): Shikamaru ou Shikaku. A seguir tentaremos listar alguns fatos e informações contidas ao decorrer da saga que possam nos ajudar a chegar a um resultado.



Shikamaru sempre teve mais destaque na saga, sendo um dos companheiros de Naruto desde o princípio, sempre foi descrito como preguiçoso, desmotivado, mas principalmente como possuidor de uma inteligência fora do comum. Isso e um pouco de sorte (invasão em pleno exame Chunnin) lhe renderam o posto de Chunnin sendo o primeiro Genin de sua geração a conseguir tal feito. Logo depois Shikamaru foi encarregado de liderar a missão de resgate a Sasuke, com sua inteligência liderou a equipe ao êxito (hehe), contando com a ajuda dos colegas da vila da areia. 


Seu próximo grande momento foi a caça a Akatsuki, quando ele liderou junto ao seu mestre Asuma uma missão. Com o desfecho de Asuma (Trágico ao enfrentar Hidan), além de adotar os cigarros, antiga marca de seu mestre, Shikamaru assumiu um papel maior ainda de liderança e conseguiu, usando sua mente brilhante, “matar” o imortal Hidan, usando uma estratégia inovadora. 


Após a morte de seu mestre, Shikamaru vê uma aproximação maior de seu pai, Shikaku, este que sempre foi distante exercendo funções importantes tanto como na vila, como Jounin Comandante, e também por ser líder de seu clã, o Clã Nara. Assim, Shikaku toma o papel de mentor de Shikamaru, ensinando-lhe principalmente técnicas secretas de seu clã e como geri-lo.

Durante os eventos da Grande Guerra Ninja, Shikamaru exerceu função de comando no campo de batalha, construindo assim entre todos os shinobis uma fama por sua inteligência em batalha. Ao final de NARUTO vemos que Shikamaru se tornou conselheiro do então nomeado hokage Naruto, uma função essencial e que requer muito preparo, mostrando assim todo talento reconhecido de Shikamaru.


Shikaku por sua vez, nunca teve papel de destaque na saga, a não ser durante a Grande Guerra quando foi Estrategista-Chefe de Batalha da Aliança. Shikaku era conhecido na vila por sua inteligência em batalha, legado de sua participação ativa durante a III Guerra onde ao lado de seus companheiros construiu a fama do trio Ino-Shika-Cho liderado por ele. Era o Jounin Comandante e participava de reuniões direta com o Daimyõ do país do fogo, além de ser chefe do clã Nara. 

Durante a IV Grande Guerra Ninja assumiu papel de destaque como Estrategista-Chefe de Batalha da Aliança desenvolvendo planos impensáveis que lhe renderam mais fama ainda, sendo até elogiado pelo quarto Raikage. Foi morto no QG de aliança.


Como durante a saga comparações abertas entre ambos nunca foram feitas, se baseando nos fatos apresentados e presentes na história é possível perceber que a trajetória de ambos se assemelha muito no que tange a como criaram sua fama, em que postos alcançaram e em sua personalidade. Mesmo assim foi prometido um veredito e aqui está: Shikamaru. Apesar das semelhanças, o fato sempre é, o aprendiz sempre supera o mestre, e nesse caso não é diferente.



João Pedro Castro, Sócio e Editor na Shounen Go!
Shounen Go shounengo.com

A sua plataforma de mangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário